Skip to content

Sobre a independência…

maio 14, 2011

Independência significa auto-suficiência. Significa criar um ambiente onde o Estado tenha cada vez menos controle sobre o que pensamos, o que produzimos e como vivemos.  Essa é a idéia. Desde sempre a revolta/consciência da juventude foi manipulada e censurada por aparatos que a mantiveram sob controle. Ser independente significa cagar e andar para o que a sociedade pensa e sobre seus bons modos e posturas socialmente aceitáveis. Fazer o que bem entender e da maneira que quiser sem se importar com a opinião alheia.

 

O propósito de uma cena independente deve ser o de oferecer resistência ao controle do Estado – ou das corporações e instituições que o mantém – sobre o indivíduo e sua plenitude existencial e criativa. O de criar um ambiente onde as pessoas possam conviver da maneira que desejarem, fora dos padrões de controle social. E com isso sim produzir arte, literatura, música e todos derivados de uma existência sem limites.

 

A raiz da cena independente veio do DIY, Do It Yourself, ou Faça Você Mesmo. Este, por sua vez, surgiu como uma extensão dos princípios anarquistas que solidificaram toda essa resistência. Após o surgimento do punk, as pessoas começaram a se organizar de maneira independente em coletivos, bandas ou centros de convivência. Tudo isso gerou um circuito que não se limitava apenas a shows ou atividades mas transcendia a uma resistência individual cotidiana, a um SER independente muito acima de um ESTAR independente.

 

www.manifestodiscordia.wordpress.com

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: